Nossa História




O Restaurante Caiçara’s tem o início de sua trajetória há 29 anos, quando o ainda jovem, João Carlos de Oliveria, o cheff e empresário João Caiçara como é conhecido, decidiu abrir, em uma antiga casa de seu Pai, na paradisíaca, e até então pouco badalada, Praia do Massaguaçu, no litoral norte de São Paulo, um pequeno restaurante a beira mar.

Empreendedor nato, João Caiçara, não tinha experiência nenhuma em cozinha (além de ter acompanhado sempre sua mãe, Dona Cida, preparando deliciosas e caprichosas receitas da culinária caiçara, que fazia parte do dia a dia de sua família). Mas em contra partida, conhecia tudo sobre peixe. João ainda conta que suas primeiras aventuras na cozinha, vieram da necessidade, quando aos 15 anos foi morar em uma república na cidade de São José dos Campos, afim de terminar seus estudos, morando com meninos de sua idade se não cozinhasse, certamente não teria o que comer.

Filho e neto de grandes e renomados pescadores da comunidade caiçara da praia de massaguaçu, João caiçara trabalhou desde os 12 anos de idade em uma peixaria, localizada no mesmo terreno em que hoje encontra-se o Restaurante Caiçara’s, inicialmente trabalhava com o Pai, mas ainda jovem, aos 17 anos assumiu os negócios e foi a cada dia aperfeiçoando e tomando mais gosto por seu vasto conhecimento em pescados. Trabalhou durante anos em sua peixaria, que ficou conhecida e famosa na cidade e também pelos poucos turistas, hoje em sua maioria fregueses do restaurante, que já frequentavam a praia de Massaguaçu.

Então, a necessidade surge novamente na vida de João, e em dezembro de 1986 já com 27 anos, dois filhos, um vasto conhecimento em peixes e algumas aventuras na cozinha, João Caiçara decide abrir o Restaurante Caiçara’s. Com a visão empreendedora e com muito esforço joão foi pioneiro e transformou a antiga casa de seus pais em um pequeno restaurante a beira mar, para servir porções de peixes fritos e camarões além de alguns pratos típicos da região como o Azul Marinho (Peixe com pirão de Banana Verde).

E, conforme visionado pelo jovem empreendedor, a inauguração foi um sucesso! O sucesso do projeto pioneiro, foi tão grande que logo em seus primeiros meses de funcionamento, João Caiçara, enfrentou alguns problemas operacionais, devido ao excesso de demanda e pela falta de experiência com esse tipo de negócio. Nessa mesma época, joão caiçara, por coincidência ou por destino, conheceu um cozinheiro que acabara de ficar desempregado, o mineiro matuto Alcebíades, e a partir desse encontro deu-se início ao sucesso concretizado, de duas décadas e meia, do Restaurante Caiçara’s.

João juntou todo o seu conhecimento em peixes e frutos do mar, ao impecável conhecimento na arte cozinhar que tinha o saudoso Alcebíades, o Bida, como era conhecido. E juntos, trocando ideias e conhecimentos e aprendendo entre eles, montaram um cardápio diferenciado com pratos conhecidos e tradicionais até hoje. João aprendeu tanto com o Bida, que hoje é um dos chefes mais conhecidos e respeitados da região. A parceria teve tanto sucesso que em pouco tempo o Restaurante Caiçara’s se tornou referência e o mais tradicional e renomado restaurante da cidade, conhecido tanto pelos saborosos pratos oferecidos aos amigos clientes quanto por estar situado em uma das mais belas prais do litoral norte paulista. Reconhecido pela excelência na culinária e por manter vivo os costumes e tradições do povo caiçara, o Rrestaurante Caiçara’s acaba de completar 29 anos de muita batalha, vitórias, crescimento e do merecido reconhecimento de sua marca. Hoje o restaurante possui além do know hall, conquistado com muito esforço e trabalho, uma estrutura incomparável na região, além de contar com uma equipe sempre disposta a dar o melhor de si, aos objetivos da empresa, fornecendo qualidade tanto em seus produtos como em seu atendimento e carinho ao bem mais valioso da empresa, os seus amigos clientes.